DIA 06 DE AGOSTO DE
2013 – TERÇA-FEIRA – 14h-15h30
|
|
SALA 01
|
|
Andrea
Carla de Medeiros
|
A
moral em Nietzsche e a transvaloração dos valores
|
Marcelo
Henrique Pereira
|
Nietzsche,
um filósofo montaigniano
|
Antoniel
Alves da Silva
|
Montaigne
e a critica da razão no contexto renascentista
|
Bruno
Camilo de Oliveira
|
Da
definição de àskesis para o filósofo, a partir do conceito de liberdade para
Epicuro e para Nietzsche
|
DIA 06 DE AGOSTO DE
2013 – TERÇA-FEIRA – 14h-15h30
|
|
SALA 02
|
|
Histerlainy
Tavares de Araújo
Ângela
Souza de Medeiros
|
Ética
do dever em Kant
|
Élida
Karla Alves de Brito
Maria
Veralúcia Pessoa Porto
|
O
existencialismo de Sartre e as críticas que lhes foram imputadas
|
Anselmo
Rodrigues da Costa Júnior
|
Considerações
sobre a Providência em Rousseau
|
Francisco Gessenilton do
Nascimento
|
A
“origem do mal” em Santo Agostinho
|
DIA 06 DE AGOSTO DE
2013 – TERÇA-FEIRA – 14h-15h30
|
|
SALA 03
|
|
Rodolfo
Rodrigues Medeiros
|
Educação
nietzschiana: conceitos norteadores
|
Rafael
Lucas de Lima
|
Sobre
conceitos e valores morais em Nietzsche
|
Eliene
Cristina Praxedes Fernandes
|
A ética como
afirmação da vida no pensamento de Friedrich Nietzsche
|
Joelson Silva de Araújo
|
Niilismo
ativo: a afirmação transvalorativa da vida
|
DIA 06 DE AGOSTO DE
2013 – TERÇA-FEIRA – 14h-15h30
|
|
SALA 04
|
|
Pedro
Gil Silva Santos
|
Reflexões
sobre os escritos de Friedrich Nietzsche e Marc Bloch: o ofício do historiador
|
Fernando
Henrique Ferreira Dantas
|
Nietzsche
o primeiro jornalista segundo Foucault
|
Demóstenes Dantas
Vieira
|
Benjamin versus Adorno:
reflexões sobre a reprodução técnica da obra de arte
|
Marcos de Camargo
Von Zuben
|
A atualidade como
problema filosófico a partir de Nietzsche
|
DIA 07 DE AGOSTO DE
2013 – QUARTA-FEIRA – 14h-17h
|
|
SALA 01
|
|
Miguéias
Pascoal Lima de Carvalho
|
O
problema do conhecimento em John Locke: a impossibilidade das ideias inatas
|
Adan
John Gomes da Silva
|
A
difícil relação entre verdade e racionalidade na filosofia de Karl Popper
|
Jefferson
de Souza Maia
|
Auto-engano
|
Élida
Karla Alves de Brito
Willian
Coelho de Oliveira
|
O
cogito como evidência existencial do sujeito pensante
|
Ivickson
Ricardo de Miranda Cavalcanti
|
A questão do inteligível
no pensamento de Platão: uma reflexão à luz do diálogo platônico Fédon
|
Manoel
Pereira Campos Junior
|
Angustia
e tragicidade da vida Humana em Blaise Pascal
|
DIA 07 DE AGOSTO DE
2013 – QUARTA-FEIRA – 14h-17h
|
|
SALA 02
|
|
Sérgio Carlos da Silva Meneses
|
O
Ser e o ente em S. Tomás de Aquino
|
Rogério Holanda da Silva
|
Heidegger:
A ontologia do espaço
|
Abel
Henrique Rodrigues Neto
|
Problemática
da usiologia aristotélica expressas nos livros sete e oito da metafísica
|
Antonio
Julio Garcia Freire
|
O
simulacro do naturalismo em Deleuze e Lucrécio
|
Kibson Rodrigo Santos da Silva
|
Clandestinidade
e auto representação do mundo sem Deus: O sexo como quebra de valores e
virtudes na obra "A filosofia na Alcova"
|
DIA 07 DE AGOSTO DE
2013 – QUARTA-FEIRA – 14h-17h
|
|
SALA 03
|
|
Histerlainy
Tavares de Araújo
Ângela
Souza de Medeiros
|
Uma
análise do pensamento político de Hobbes
|
Rodrigo
José Fernandes de Barros
|
As
utopias emancipatórias de Slavoj Žižek
|
Francisco
Carpegiano Damasceno de Lima
|
Estado
hegeliano como efetivação da ideia de liberdade
|
Ramon
Rebouças Nolasco de Oliveira
|
Ramon
Rebouças Nolasco de Oliveira
|
Denilson
Quirino de Medeiros
Benjamin
Julião de Gois
|
Intolerância
religiosa e Iluminismo na filosofia de John Locke e Voltaire
|
DIA 07 DE AGOSTO DE
2013 – QUARTA-FEIRA – 14h-17h
|
|
SALA 04
|
|
Francisca
Maria de Andrade
|
Trabalho
e a alienação do ser social
|
Francisco
Vítor Macedo Pereira
|
Educação
e Emancipação como sobrevivência à barbárie, em Theodor Adorno
|
Anselmo
Rodrigues da Costa Júnior
|
O
Pensamento sobre a Religião Entre os Hegelianos de Esquerda e Marx
|
Mateus Felipe Barbosa de França
|
O
Manifesto Comunista de Karl Marx: Uma interpretação social, política e econômica
do Século XIX
|
Maria
Célia Dantas
|
As
determinações do trabalho como modo de produção em Karl Marx
|
Karla
Regina de Sena
|
Karl Marx:
da crítica da religião à crítica da política
|
DIA 07 DE AGOSTO DE
2013 – QUARTA-FEIRA – 14h-17h
|
|
SALA 05
|
|
Lauro
Ericksen
|
Apontamentos
Acerca da Subjetividade e da Autenticidade Segundo o Pensamento Subjetivista
de Søren Kierkegaard e a sua Influência na Filosofia de Martin Heidegger
|
Lauro
Ericksen
|
O
cerne moral da “Transvaloração” de Nietzsche e suas implicações para uma
possível psicologia da consciência humana
|
Laura
Terezinha Alves Fernandes
|
O
discurso e suas interdições segundo Michel Foucault
|
Atson
Paulo Barreto Santos
|
Foucault
e cinismo: entre o cuidado de si e a parresía
|
Demóstenes
Dantas Vieira
|
Reflexões
sobre verdade e poder em Michel Foucault
|
DIA 09 DE AGOSTO DE
2013 – SEXTA-FEIRA – 8h-11h30
|
|
SALA 01
|
|
Miguéias
Pascoal Lima de Carvalho
|
Técnica
segundo Hans Jonas: transformação do homo sapiens em homo faber
|
Rogério Holanda da Silva
|
LOGOS:
O problema do conhecimento em Heráclito
|
Manoel
Marcos Nascimento dos Santos
|
Fundamentalismo
Judaico x Gênero: O que Faltou na Interpretação Cristã
|
Marinaldo
de Lima
|
A
Metafísica do amor como modo de preservar a espécie segundo Arthur Schopenhauer
|
Luana
Alves de Oliveira
|
O
ser-si-mesmo: a cotidianidade e o impessoal
|
Adalberto
da Silva Nogueira
|
Da
existência da Natura naturans na Ethica Ordine Geometrico Demonstrata de
Spinoza
|
Rakeline
da Silva Santos Cosme
|
Edith
Stein e Eu: a busca da verdade
|
DIA 09 DE AGOSTO DE
2013 – SEXTA-FEIRA – 8h-11h30
|
|
SALA 02
|
|
Edivan Santos da Silva
|
Espiritualidade
e Educação: Um diálogo entre o cuidado de si e a solidariedade
|
Jefferson
de Souza Maia
|
Manifesto
pela valorização do pensamento científico-filosófico por excelência
|
Francisco
Vítor Macedo Pereira
|
A
Transgressão da Autoria e a Ética de si em Foucault
|
Tâmara
Mirely Silveira Silva
|
A Teoria da vontade de
verdade de Nietzsche e suas implicações no Direito
|
Tâmara
Mirely Silveira Silva
Alex
Muniz Barreto
|
A
representação ideológica do direito sob a concepção de Karl Marx
|
Maria
Claudia Coutinho
|
A
educação no manifesto do partido comunista
|
Jozelma
Oliveira Pereira
Pedro
Claudemir da Cruz Costa
André
Ricardo Dias Santos
|
Nietzsche
e a formação do “verdadeiro educador”
|
DIA 09 DE AGOSTO DE
2013 – SEXTA-FEIRA – 8h-11h30
|
|
SALA 03
|
|
André
Ricardo Dias Santos
Valmir
Pereira
|
Filosofia
na educação básica: entre a prática de ensino e o exercício do pensamento
|
Rafael
Bruno Gomes da Silva
|
O
ensino de filosofia como um novo caminho para o desenvolvimento do
conhecimento
|
Francisco
Alexsandro da Silva
|
O
ensinar filosofia e a maiêutica socrática
|
Iva
Bezerra da Costa
|
Perspectivas
da Filosofia Contemporânea em relação às Redes Sociais
|
Klyngher
Emídio Bezerra Cabral
Lucrécio
Araújo de Sá Júnior
|
O
papel do Ensino de Filosofia na formação para a cidadania
|
Benjamim
Juliao de Gois Filho
|
Foucault
leitor de Epicuro: aproximações em torno da filosofia como modo de vida
|
Maria Reilta Dantas Cirino
|
Filosofia com crianças:
estratégia para o pensar bem infantil
|
DIA 09 DE AGOSTO DE
2013 – SEXTA-FEIRA – 8h-11h30
|
|
SALA 04
|
|
Rosevânio
de Britto Oliveira
|
A utilização do
livro didático nas aulas de filosofia no ensino fundamental e médio
|
Luan
da Silva Alves
Felinto
Gadelha Segundo
Lucrécio
Araújo de Sá Júnior
|
A
fotografia como meio para aulas de estética no ensino médio
|
Daniel
de Lima Avelino
Valmir
Pereira
|
Metodologia
de ensino filosófico: filosofia em quadrinhos
|
Alexsandro
Gomes de Farias
Valmir
Pereira
|
A
utilização dos quadrinhos em sala de aula
|
Flaviano
Costa dos Santos
|
Livro
didático: problema ou solução?
|
Marcos
Marcílio dos Santos
|
Metodologia
do ensino de filosofia a partir da especificidade da filosofia
|
Ruxley
Bernardino dos Santos
|
O
ensino de filosofia no ensino médio integrado dos Institutos Federais: contribuições
e limites para a formação integral do cidadão
|
DIA 09 DE AGOSTO DE
2013 – SEXTA-FEIRA – 8h-11h30
|
|
SALA 05
|
|
Ana
Priscila da Silva Alves
|
Liberdade
no EJA
|
Ana
Priscila da Silva Alves
|
Filosofia,
ciência e meio ambiente
|
Tadeu
Júnior de Lima Nascimento
|
ETHOS: Um jogo filosófico
como recurso didático para o ensino de filosofia
|
Joaquim
Artur de Almeida Feitosa Pereira
Lucrécio
Araújo de Sá Júnior
|
O
desafio do educador de filosofia
|
Alexandre
Jordão Baptista
|
Experimentos
de pensamento e ensino da filosofia
|
Janaina
Oliveira Diniz
Adelino
Pereira da Silva
Pedro
Claudemir da Cruz Costa
|
Contribuições
de René Descartes para a educação
|
Fábio
Alves de Souza
|
Filosofando
na terceira idade
|
DIA 09 DE AGOSTO DE
2013 – SEXTA-FEIRA – 8h-11h30
|
|
SALA 06
|
|
William
Coelho de Oliveira
João
Maria Pires
|
Oficina
mímesis de pesquisa em ensino de filosofia
|
Poliana
Emanuela da Costa
|
Ensino de filosofia nas
escolas de nível médio em Mossoró-RN: Problemas e perspectivas
|
Mauro
Rogério de Almeida Vieira
|
O
sentido da práxis pedagógica de filosofia no ensino médio das escolas
públicas de Mossoró-RN
|
Adelino
Pereira da Silva
|
Breve
reflexão sobre o método e metodologia de ensino de filosofia
|
Ângela
Souza de Medeiros
Histerlainy
Tavares de Araújo
José
Francisco das Chagas Souza
Sueny
Nóbrega Soares
|
Relato de
experiência: uma análise do pensamento político de Hobbes
|
Francisco
Pereira de Souza
Histerlainy
Tavares
Rodolfo
Rodrigues Medeiros
|
Política
na aula de filosofia no ensino médio
|
Felinto
Gadêlha Segundo
Luan
da Silva Alves
Lucrécio
Araújo de Sá Júnior
|
Os
instrumentos do filosofar e a leitura multissemiótica na dinâmica da aprendizagem
no ensino médio
|